Durabilidade e Manutenção da Forma Fibra de Vidro



Caso cuide bem de sua forma de fibra de vidro ela poderá ter uma vida útil superior a 10 anos e não se espante se conseguir mantê-la por até o dobro deste tempo. Mas com o passar do tempo, com o uso contínuo, sua forma pode perder algum detalhe da estampa interna ou ficar com algum buraquinho, seja no gel interno ou até mesmo na parte externa.
Neste caso você mesmo poderá fazer um reparo na parte interna de sua forma com ajuda da massa plástica e ou com durepoxi. Para o reparo basta limpar a parte quebrada da forma com ajuda de thinner, aplicando o produto conforme as instruções do fabricante em toda área em que se quer fazer reparo e também no seu entorno. O importante neste processo é sempre retirar toda e qualquer sujeira que esteja impregnada na forma e ou restos de desmoldantes e ou óleos e vestígios de cimento grudados na superfície da forma.
Faça o conserto desejado procurando sempre manter a estampa original da forma, para que a forma possa novamente oferecer todos os detalhes que haviam se quebrado. Depois de aplicar o produto (massa plástica e ou durepoxi) basta esperar até que fique seco. Faça os ajustes que sejam necessário com ajuda de uma lixa d`agua mais grossa e depois finalize o trabalho com uma lixa mais fina.
Caso tenha limpado bem a parte estragada da forma seu conserto irá durar muito tempo e você poderá trabalhar normalmente com sua forma, mas caso estrague novamente ou o seu reparo descole da forma basta repetir o processo de conserto quantas vezes for necessário, até que fique bom.
Prefira sempre guardar sua forma montada, isso vai evitar que sua forma empene caso fique guardada por um longo período de tempo. Limpe e retire todas as impurezas e ou restos de desmoldantes, óleos e ou vestígios de massa de cimento. Nunca utilize lixas, objetos pontiagudos e ou materiais abrasivos para limpar sua forma, já que o gel interior da forma é muito susceptível a riscos.
Máquinas de lavar com água sob pressão podem inutilizar permanentemente sua forma, porque a pressão da água pode perfurar o gel da forma e estragar toda a estampa interna.
Produtos como thinner, querosene, ácidos, gasolina, álcool e semelhantes podem estragar sua forma. Use esponja e detergente para limpar. Caso sua forma esteja com restos de massa impregnados é porque você não cuidou bem dela, provavelmente foi falta de desmoldante e ou uso de desmoldante errado.

Victinho Fernandopolis

Conheça melhor o autor seguindo suas redes sociais.